A radioterapia também é uma das formas de se tratar o câncer de mama.
Está presente em praticamente todos os estádios da doença e é de extrema importância para a cura.
O tratamento utiliza radiações ionizantes que tem a função de destruir ou impedir o crescimento das células que causam o tumor.
Para quem é indicado e como é feito o tratamento?
O tratamento é na maior parte dos casos realizado através da radioterapia externa : parte selecionada pelo médico será tratada com afetada com diferentes doses e fracionamentos a depender de cada caso. O procedimento é indolor , além de ser realizado em poucos minutos.
O período de aplicação pode durar algumas semanas, sendo realizado 5 dias por semana na maior parte dos casos. Existe também a radioterapia hipofracionada, muito utilizada para o tratamento do câncer de mama, onde doses maiores por dia são aplicadas em um tempo total menor do tratamento, com o mesmo resultado oncológico. O tratamento pode ser finalizado entre 3 a 4 semanas, e em casos selecionados até uma semana somente.
Em caso de mulheres que passaram pela cirurgia conservadora ( retirada de apenas parte da mama), a radioterapia é essencial para evitar a recidiva. Assim como para as pacientes que fizeram a mastectomia ( retirada de toda a mama).
E há também casos onde é realizada aplicação da radioterapia durante o ato cirúrgico: intraoperatoria, onde será aplicada uma dose única com alta radiação.
Fonte: INCA