Radioterapia e o câncer de mama: saiba em que casos realizar o tratamento

A radioterapia também é uma das formas de se tratar o câncer de mama. 

Está presente em praticamente todos os estádios da doença e é de extrema importância para a cura.

O tratamento utiliza radiações ionizantes que tem a função de destruir ou impedir o crescimento das células que causam o tumor.

 

Para quem é indicado e como é feito o tratamento?

        

 

O tratamento é na maior parte dos casos realizado através da radioterapia externa : parte selecionada pelo médico será tratada com afetada com diferentes doses e fracionamentos a depender de cada caso. O procedimento é indolor , além de ser realizado em poucos minutos.

 

O período de aplicação pode durar algumas semanas, sendo realizado 5 dias por  semana na maior parte dos casos.  Existe também a radioterapia hipofracionada, muito utilizada para o tratamento do câncer de mama, onde doses maiores por dia são aplicadas em um tempo total menor do tratamento, com o mesmo resultado oncológico. O tratamento pode ser finalizado entre 3 a 4 semanas, e em casos selecionados até uma semana somente. 

 

Em caso de mulheres que passaram pela cirurgia conservadora ( retirada de apenas parte da mama), a radioterapia é essencial para evitar a recidiva. Assim como para as pacientes que fizeram a mastectomia ( retirada de toda a mama).

E há também casos onde é  realizada aplicação da radioterapia durante o ato cirúrgico: intraoperatoria, onde será aplicada uma dose única com alta radiação.

 

Fonte: INCA

Autor…
Instituto de Radioterapia São Francisco

Instituto de Radioterapia São Francisco

Uma das mais tradicionais clínicas de Radioterapia do Brasil, com mais de 40 anos de experiência. Aqui são realizadas técnicas avançadas de Radioterapia com Intensidade Modulada e Braquiterapia guiada por imagens.
Veja também…